No 1ºSemestre do ano letivo, os Professores de EMRC.IN desafiaram os alunos para um Projeto de Compreensão muito especial a que se deu o nome “ENCONTROS.COM INTERIORIDADE”
Pretendia-se que os alunos pensassem em pessoas que, de alguma forma, estivessem próximas, por laços familiares, amizade ou outros, e que fossem modelos de vida e uma inspiração, para pensar, refletir e dialogar sobre a existência humana em sociedade.
Ainda que seja natural que todos tenham pessoas reais ou do mundo da ficção, das áreas do cinema, deporto, música, cinema e outras, que sejam admiráveis pelo que fazem, a verdade é que os nossos verdadeiros heróis são aqueles que estão connosco e nos amam incondicionalmente, nomeadamente os pais, irmãos, avós, amigos, etc.
É que, mais do que aprender com aqueles que nos querem ensinar, aprendemos sobretudo com aquelas pessoas que, pelo seu exemplo, nos cativam e nos fazem pensar e querer viver a sério e com entusiasmo.
As pessoas que consideramos fontes de inspiração são aquelas que temos como referência, que nos mostram outros caminhos e nos ensinam a sermos melhores seres humanos. Pessoas inspiradoras são aquelas que nos desafiam a fazer uma viagem dentro de nós mesmos e nos estimulam a sermos criativos e resilientes.
Pessoas inspiradoras são as que nos convidam a imaginar maneiras diferentes de enfrentar os obstáculos, jeitos novos de dar a volta às dificuldades e nos dizem que há muitos itinerários, que depende de nós sermos felizes e que desistir é a única opção a evitar a todo o custo.
A verdade é que cada pessoa pode inspirar-nos de formas muito diferentes e o seu grande mérito não são as suas palavras ou discursos, mas as suas atitudes e os seus valores. O seu mérito reside na sua capacidade de nos questionarem interiormente, tirando-nos da nossa zona de conforto. E não é preciso ir muito longe. Elas vivem bem perto de nós.
Em grupos de dois ou três, todos os alunos do 5° ao 12°ano pensaram e convidaram alguém que pudesse ir ao Colégio no dia e hora da disciplina de EMRC.IN para conversar um pouco com a turma, respondendo a algumas perguntas sobre a sua vida pessoal e profissional e partilhando algumas experiências e histórias de vida relevantes.
Os alunos prepararam as ilustres visitas com muito afinco, recorrendo ao Keynote para formalizarem pedagogicamente todo o processo da entrevista. Após pesquisarem os dados biográficos essenciais dos convidados, registaram a sua apresentação, bem como algumas questões a formular. Após a ida dos convidados ao Colégio, foi pedido aos alunos que procedessem ao registo fotográfico da entrevista e elaborassem um relatório da aula que incluísse algumas ideias fundamentais transmitidas, bem como se apresentassem as mensagens e conselhos de vida essenciais lançadas.
De referir, ainda, que os diversos grupos foram desafiados a manifestar gratidão aos seus respetivos convidados, através da oferta de algo que simbolizasse o reconhecimento, satisfação e alegria pela sua presença, considerações pessoais e profissionais e palavras motivadoras.
A variedade de experiências de vida, profissões e idades foi muito enriquecedora, fazendo desta iniciativa uma caminhada de descoberta e reflexão inolvidável. Estas foram as áreas profissionais dos 189 convidados: Direito (4), Educação e Ciência (41), Desporto (5), Saúde (14), Religião (7), Espetáculo (12), Segurança e Proteção Civil (16), Contabilidade (7), Psicologia (8), Empresarial (28), Comércio (6), Voluntariado (8), Artes (7), Engenharia (3), Política (4), Informática (5), Estética (2), e Assistência à Família (12).
Nas salas de aulas do Colégio estiveram advogados, músicos, ex-militares, catequistas, empresários, empreendedores, estudantes, astronautas, médicos, pais, enfermeiros, bombeiros, voluntários, artistas plásticos, professores, educadoras de infância, árbitros, pilotos, designers, avós, auxiliares de educação, sacerdotes, coachs, funcionários públicos, vereadores da Câmara, psicólogos, assistentes sociais, investigadores, bancários, tenistas, futebolistas, engenheiros, ex-alunos, reformados, irmãos, tios, informáticos, vendedores, ciclistas, solicitadores, cabeleireiras, farmacêuticas, agentes da P.S.P., guardas da G.N.R, fisioterapeutas, atores, financeiros, investidores, historiadores, baristas, streamers, fotógrafos, chefs de cozinha, etc.
As aulas de EMRC.IN foram intensamente vividas com histórias e testemunhos na primeira pessoa. Conversas, partilhas e memórias fecundas que jamais serão esquecidas porque desafiaram a pensar os valores da vida e o sentido da existência.

Os Professores de EMRC.IN