Projeto de Educação Afetiva e Sexual

O Colégio de Lamas assume no seu Projeto Educativo uma atenção especial em relação à Educação Afetiva e Sexual dos alunos. É nossa intenção ajudar os nossos alunos a tomar consciência dos aspetos fundamentais do seu desenvolvimento físico e emocional, para que os consigam integrar equilibradamente na formação da sua personalidade.

A Educação Afetiva e Sexual vai muito mais além da aquisição de conhecimentos biológicos, procurando ajudar os nossos alunos a uma vivência mais consciente, esclarecida, autónoma e responsável dos relacionamentos interpessoais, de forma a estruturarem as suas atitude e comportamentos de maneira mais saudável, madura e equilibrada.

Julgamos ser muito importante refletir e dialogar com os nossos alunos sobre diversas dimensões da afetividade e da sexualidade, para que sejam capazes de fazer escolhas maduras e livres, no âmbito de um projeto de vida em plenitude. É importante haver um trabalho intencional de promoção de valores, atitudes e comportamentos no domínio afetivo-sexual, de que são apenas exemplo o respeito pelo outro, o respeito e a aceitação da diferença, a capacidade de optar e de dizer “não”, a consideração da igualdade de direitos entre ambos os sexos.

Pretende-se que os alunos sejam capazes de:
– Reconhecer a importância das mudanças da puberdade e da adolescência, de forma a assumir o corpo, a afetividade e a sexualidade num autêntico processo de crescimento, amadurecimento e realização humana.
– Compreender a integração da componente psicológica e afetiva no desenvolvimento saudável da personalidade, na construção assertiva da identidade e na estruturação integral das relações interpessoais.
– Tomar consciência da importância da construção de um Projeto de Vida com sentido, baseado nos valores essenciais do humanismo, rumo a uma existência verdadeiramente feliz, consciente, responsável e livre.

Os Professores de EMRC.Interioridade são os responsáveis pela dinamização do estudo, reflexão e realização de iniciativas no âmbito da Educação Afetiva e Sexual, onde a Semana dos Afetos se assume como o ponto alto. Todos os alunos se envolvem, de forma entusiástica e criativa, nas atividades em que são os protagonistas e em que as famílias são convidadas a participar.