Guião de Aprendizagem

A promoção de um ensino de qualidade implica fomentar aprendizagens efetivas e significativas, com conhecimentos consolidados, que são mobilizados em situações de aprendizagem concretas, favorecendo o desenvolvimento de competências de nível elevado.

A avaliação deve validar a concretização das Aprendizagens Essenciais, em todas as vertentes inerentes ao processo:  certificação de saberes pelo desenvolvimento de competências e, simultaneamente, promoção de comportamentos responsáveis, respeito pelo outro e de autonomia.

Nesse sentido, a implementação de Guiões de Aprendizagem tem vindo a assumir um papel crucial no desenvolvimento das Aprendizagens dos nossos alunos. Trata-se de um conjunto de recursos elaborado pelo professor, de forma personalizada, direcionado para os seus alunos e tendo em conta, fundamentalmente, o seu perfil. A implementação destes Guiões permite ao professor definir uma linha orientadora para a abordagem dos conteúdos, linha essa que permitirá ao aluno, com o seu ritmo próprio e com a sua autonomia, realizar as diferentes atividades propostas no referido Guião. A exploração do Guião é livre mas, simultaneamente, orientada: permite desenvolver as Aprendizagens Essenciais com autonomia e criatividade, sempre com recurso a todas as ferramentas digitais que disponibilizamos aos nossos alunos.