O COLÉGIO DE LAMAS TEM A ENORME SATISFAÇÃO DE ANUNCIAR QUE FOI RECONHECIDO COMO UMA APPLE DISTINGUISHED SCHOOL PARA 2021-2024, PELA SUA CAPACIDADE NO USO DA TECNOLOGIA APPLE NA PROMOÇÃO DE UM AMBIENTE DE APRENDIZAGEM INOVADOR.

Usamos a tecnologia Apple para conectar os alunos ao mundo, estimular a criatividade, aprofundar a colaboração e tornar a experiência de aprendizagem única e pessoal.
O reconhecimento do Colégio de Lamas como uma Apple Distinguished School destaca o nosso sucesso na criação de um ambiente de aprendizagem inovador e entusiasmante, que fornece evidências tangíveis de sucesso académico, envolvendo os alunos e preparando-os para serem verdadeiros cidadãos do mundo.

O Colégio de Lamas foi fundado em 1959. Está sediado em Santa Maria de Lamas, no Norte de Portugal, cerca de 20 Km a sul do Porto.

Nos anos 80, a escola expandiu-se muito rapidamente e, fruto da visão do seu fundador, foi possível a construção do campus educativo, com 8 edifícios para salas de aula e laboratórios, pavilhão desportivo, piscina, auditório e cantina.

Após um longo período de associação com o Ministério da Educação, o acordo terminou em 2017.

Esta situação foi encarada como uma oportunidade para transformar o nosso modelo pedagógico e a tecnologia Apple (iPad e todas as aplicações associadas) revelou-se um elemento potenciador de todo o nosso projeto.

Os nossos alunos são felizes!

Nos nossos ambientes educativos inovadores, transformamos o futuro no presente e damos liberdade aos nossos alunos para se superarem e para adequarem as dinâmicas de aprendizagem aos seus ritmos e necessidades.

Todos os nossos alunos do 1.º ao 12.º ano utilizam iPad, no regime de um para um.

No nosso modelo de organização pedagógica, valorizamos as metodologias ativas, sendo que as dinâmicas de Oficina de Trabalho Orientado, dos Projetos de Compreensão e dos Guiões de Aprendizagem privilegiam a utilização do iPad e das aplicações nativas no desenvolvimento das aprendizagens.

Também os nossos professores têm um iPad que utilizam, acima de tudo para criar os seus próprios recursos educativos digitais (RED) que implementam em sala de aula. As próprias salas de aula são também elas dotadas de tecnologia Apple, o que permite uma maior eficácia educativa.

O Colégio de Lamas é uma escola do futuro, promotora do humanismo, da modernidade e da inovação, que transforma a aprendizagem e inspira os seus alunos a serem cidadãos do mundo.

A nossa inovação traduz-se nas práticas e metodologias inovadoras que promovem a aprendizagem pela descoberta e o desenvolvimento do currículo através de projetos que envolvam as inteligências múltiplas de cada aluno.

A tecnologia iPad 1:1 é, atualmente, a chave para conseguirmos desenvolver e proporcionar um modelo de aprendizagem mais intuitivo, autónomo, colaborativo e, simultaneamente, personalizado, criando oportunidades para que todos os alunos alcancem o sucesso e se sintam sempre motivados e envolvidos na sua aprendizagem.

Esta nossa visão só é possível e bem sucedida porque é partilhada por toda a comunidade educativa e porque é verdadeiramente inspiradora para todos os intervenientes.

O nosso lema é a expressão latina Semper Ascendens, que significa que queremos alcançar sempre mais. O nosso desejo é melhorar a cada dia que passa e implementar mais e melhores estratégias que permitam aos nossos alunos serem o melhor de si mesmos.

Com o iPad totalmente implementado, a missão da equipa é medir o impacto destas novas metodologias.

Recorrendo a diferentes métodos de análise, pretende-se encontrar evidências das melhorias, quer ao nível dos resultados gerais, quer ao nível da produtividade e até das competências sociais.

Estas análises qualitativas e quantitativas têm permitido uma validação mais consistente de todo o processo, mas também a tomada de futuras decisões.

Realizámos um estudo global com inquéritos a alunos e professores, testemunhos e métricas assentes em dados mensuráveis, que foi partilhado com toda a comunidade educativa.

Neste estudo ficou evidente todo o potencial associado ao uso do iPad em sala de aula e associado às diferentes metodologias ativas que fazem parte do nosso projeto educativo: Oficina de Trabalho Orientado, Projeto de Compreensão e Guião de Aprendizagem.

Foi também evidente a perceção, por parte de alunos e professores, do potencial do iPad no desenvolvimento das competências associadas à comunicação e à criatividade, bem como na produtividade do seu trabalho.

Concluímos também, através de métricas de sucesso, que os resultados de avaliações internas e externas dos nossos alunos têm vindo a melhorar, nomeadamente nos Exames Nacionais.

Publicações na livraria Apple:

Toda a comunidade educativa está totalmente envolvida neste projeto! Na nossa rotina escolar, o entusiasmo e a alegria de professores e alunos são visíveis!

Os próximos passos são a publicação dos nossos RED’s, como por exemplo, os guiões de aprendizagem que, por serem baseados nos currículos, serão os nossos futuros manuais escolares. Por se tratarem de manuais digitais, significa que não são estáticos, são documentos vivos e continuamente adaptáveis às diferentes realidades e interesses dos nossos alunos.

Paralelamente, continuaremos a investir na formação da nossa equipa para que continue a sentir-se motivada, no caminho da inovação e da superação pessoal.

Estamos convictos de que a partilha de novas experiências de educação com tecnologia Apple e o contacto com a realidade das escolas mais inovadoras do mundo vai permitir-nos enriquecer o nosso modelo educativo e trilhar um futuro ainda mais promissor. Continuaremos a alargar os nossos horizontes, sempre ancorados no nosso lema, Semper Ascendens!