História

A comemoração dos 50 anos do Colégio de Lamas, assinalados no ano de 2019, leva-nos a uma viagem no tempo, até à década de 60 do séc. XX. Em 1963, chegou a Santa Maria de Lamas o Dr. António Joaquim Vieira, convidado pelo então Ministro das Corporações, Dr. Henrique Veiga de Macedo, para dirigir a Casa do Povo de Santa Maria de Lamas, recentemente instituída. Sendo professor de Humanidades, o Dr. Vieira de imediato se interessou pela fundação de uma escola que pudesse dar resposta, no âmbito do prosseguimento de estudos, aos alunos que terminavam o ensino primário. De facto, nesse tempo, nada mais existia no concelho da Feira para além desse nível de ensino.

Dessa visão e dessa vontade haveria de nascer o Colégio de Lamas. Os primeiros tempos foram de conquista e de expansão: o Dr. Vieira falava nos “tempos heroicos”. As dificuldades eram muitas e os recursos parcos, mas avançava-se, ano a ano, com determinação, trabalho, rigor, seriedade e o Colégio dava passos seguros na sua afirmação como escola de excelência, com um projeto educativo único e diferenciador, que se destacava claramente no panorama educativo da região.

Já na década de 80, o Ministério da Educação celebra com o então denominado Colégio Liceal de Santa Maria de Lamas um contrato de associação que permite aos seus alunos a frequência gratuita, em igualdade de circunstâncias com o que acontecia no ensino estatal. Inicia-se, então, uma etapa de grande relevância para o Colégio, no sentido em que se torna uma escola aberta a todos os extratos sociais, que convivem numa verdadeira comunidade educativa de forma harmoniosa, dando-se a oportunidade às famílias mais desfavorecidas de proporcionarem aos seus filhos uma educação e formação de qualidade. É também o tempo da criação das infraestruturas que fazem hoje a extraordinária cidade educativa que é o nosso Colégio. Todos os equipamentos, edifícios e recursos foram pensados e arquitetados pelo fundador, Dr. Vieira, para servir sempre melhor os alunos e a comunidade educativa.

Em 2016, o momento político determina o fim dos contratos de associação e o Colégio vê nesta decisão uma oportunidade de mudança e transformação vital.

No dia 16 de novembro de 2017, deu-se início, simbolicamente, a mais um capítulo da riquíssima história do Colégio de Lamas, com a inauguração do projeto de requalificação de um dos seus edifícios, cuja primeira pedra havia sido lançada em 1991. Esta requalificação é pensada tendo em vista a implementação duas novas valências, a educação pré-escolar e o 1º ciclo do ensino básico, que vêm completar a oferta formativa que o Colégio propõe às famílias que o procuram. Neste encontro de tradição e modernidade, o Colégio projeta-se no futuro, vivendo um renascimento que é um enorme desafio.

Com 50 anos de vida já completos, o Colégio vive, hoje, uma nova e entusiasmante etapa da sua longa vida, uma promessa de futuro. A nossa escola é um fascinante laboratório de futuro: aqui criamos as condições, proporcionamos os recursos e as ferramentas tecnológicas, lançamos a inovação pedagógica, criamos ambientes educativos inovadores, exploramos novos cenários de aprendizagem.

Para o Colégio, os dias que hão de vir serão assim: alicerçados num forte património de valores e tradição, olhando para um horizonte promissor e esperançoso, feito da visão e da missão que são a herança pedagógica e humanista que nos legou o Fundador. Aqui reforçamos, para o futuro, o nosso compromisso com o sucesso educativo e humano de cada um dos nossos alunos.