PROJETO “BANCO ALIMENTAR”

Os Professores de Cidadania e Desenvolvimento desafiam anualmente os alunos a participar na Campanha do Banco Alimentar. Habitualmente mais de 50 alunos disponibilizam-se para colaborarem, efetiva e afetivamente, nesta iniciativa de solidariedade contra a fome que ainda é uma realidade em muitas famílias do nosso país.
A ação dos Bancos Alimentares assenta na gratuitidade, na dádiva, na partilha, no voluntariado e no mecenato. O Banco Alimentar é “uma resposta necessária, mas provisória porque “toda a pessoa tem direito a um nível de vida suficiente que lhe assegure e à sua família, a saúde e o bem-estar, principalmente quanto à alimentação, ao vestuário, ao alojamento, à assistência médica e ainda aos serviços sociais necessários” (Excerto do artigo 25º da Declaração Universal dos Direitos do Homem).
O empenho, a responsabilidade, o espírito de equipa e a simpatia foram evidentes em todos os alunos. Fazer bem faz bem! Dar e dar-se é partilhar o que somos e temos! Muito obrigado.

PROJETO “MERCADINHO”
Durante o mês de outubro, os professores das disciplinas de EMRC.Interioridade, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Pessoal e Social convidam a comunidade escolar do Colégio de Lamas à realização de um gesto concreto de altruísmo, solidariedade e partilha no âmbito do Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza e da Semana Nacional da Educação Cristã.
Procura-se colaborar anualmente com o Fórum Social de Santa Maria de Lamas, através da iniciativa ‘O Mercadinho’, no seu meritório trabalho a favor das famílias mais carenciadas da freguesia que acolhe o Colégio de Lamas. A participação dos alunos é sempre extraordinária.
Fazer o bem é bom e faz bem! Um pouco de todos e faremos muito por quem mais precisa. Podemos, desta forma, viver o provérbio africano: “Muita gente pequena, em muitos lugares pequenos, fazendo pequenas coisas, mudarão a face da terra”.

PROJETO ‘MISSÃO NATAL EM CASA’
Os professores de EMRC.Interioridade, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Pessoal e Social desafiaram a família Colégio de Lamas a ajudar a Associação CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo) que, no Porto e noutras cidades portuguesas, auxilia pessoas sem abrigo e famílias carenciadas ou em risco.
Assim, a comunidade escolar foi convidada a partilhar vestuário, sapatos de homem e mulher e cobertores para o tempo frio. Foi uma forma muito bela e significativa de preparar o Natal, vivendo os valores do altruísmo, da solidariedade e da fraternidade.
A responsabilidade social é uma dimensão essencial do Projeto Educativo do Colégio de Lamas e a resposta da comunidade colegial foi extraordinária.

PROJETO “SÃO TOMÉ E PRÍNCIPE”
Os professores de EMRC.Interioridade, Cidadania e Desenvolvimento e Educação Pessoal e Social desafiaram a comunidade colegial a abrir horizontes, viajando afetiva e efetivamente até África.
O novo desafio foi materializado na Campanha ‘Por uma Vida com mais Cor’, a favor da Casa dos Pequeninos, em São Tomé e Príncipe. Foi uma forma muito concreta de ajudar crianças carenciadas que falam português e que vivem num dos países mais pequenos e carenciados do mundo inteiro, tornando real a preocupação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.
O material escolar e as ferramentas para escrever e pintar podem fazer toda a diferença e, por isso, as crianças da Casa dos Pequeninos de São Tomé contaram com o nosso contributo sob a forma de marcadores, lápis de cores, esferográficas e lápis. Os alunos foram muito generosos.

PROJETO “UCRÂNIA”
Diante do conflito entre a Rússia e a Ucrânia, ninguém foi capaz de assistir passivamente diante do drama humanitário da guerra que voltou à Europa como não se via há muitas décadas.
Como forma de colaborarmos com os inúmeros esforços humanitários que foram sendo desenvolvidos por todo o mundo, o Colégio de Lamas optou pelo ramo dos cuidados de saúde e pediu a ajuda de toda a comunidade escolar através da oferta de medicamentos e material básico de enfermagem: analgésicos, antissépticos, antipiréticos, kits de primeiros socorros, ligaduras, pensos rápidos, algodão, seringas, compressas, luvas cirúrgicas, adesivos, água oxigenada, álcool, soro fisiológico, pomadas para queimaduras, etc. A adesão da comunidade colegial foi fantástica.

PROJETO “VOLUNTARIADO NO HOSPITAL”: VOLUNTARIADO NO HOSPITAL SÃO SEBASTIÃO
No contexto dos valores da solidariedade e da responsabilidade social, o Colégio de Lamas dinamiza uma experiência de Voluntariado no Hospital de São Sebastião, em Santa Maria da Feira, que abrange os alunos do ensino secundário e é coordenada pelos professores de EMRC.Interioridade e Filosofia.
Os alunos levam muita alegria e afetos para partilhar com os doentes, oferecendo o melhor que são, têm e sentem. Uma simples troca de palavras, um sorriso, um abraço, uma canção, um jogo e alguns presentes preparados antecipadamente, fazem toda a diferença no dia-a-dia de crianças e idosos que passam pela experiência da dor e do sofrimento.
Cuidar dos doentes é um ato de altruísmo da maior relevância e acreditamos que se recebe muito mais do que aquilo que damos. Uma iniciativa que promove variadíssimas competências e que contribuem decisivamente para a formação integral e holística dos nossos alunos.