3.º Ciclo

Aluno autor e protagonista

Dinâmica educativa centrada no aluno e focada no seu desenvolvimento integral pessoal e cognitivo. O aluno empenhado no seu processo educativo participa ativamente e com responsabilidade na construção da sua aprendizagem.

Dinâmica letiva inovadora

Baseado em metodologias ativas, o trabalho letivo tem uma forte componente prática e de aprendizagens que se constroem a partir de desafios. Consolidação da dimensão académica do ensino básico, para uma transição segura para o ensino secundário.

Exploração e consolidação de conteúdos e aprendizagens essenciais de uma disciplina através da metodologia de trabalho de projeto. Metodologias ativas de trabalho que evidenciam a importância do aluno como autor do seu conhecimento.

Ensino secundário no horizonte

Com autonomia e consciência crítica, o aluno é chamado a assumir um papel na definição do seu futuro. Uma preparação exigente, em final de ciclo, garante a potenciação das capacidades de cada aluno numa perspetiva de obtenção dos melhores resultados na área de estudos escolhida e de uma adaptação multidimensional ao ensino secundário.

Projeto de vida

Etapa exigente do crescimento físico, pessoal e social dos alunos em que ganham forma as opções pessoais, nas várias dimensões, desde a escolha dos amigos ou de uma profissão, até à definição de valores. A escola potencia o desenvolvimento da dimensão pessoal de cada aluno, chamando-o para a solidariedade, o altruísmo e o autoconhecimento, perspetivando o futuro.

Avaliação Dinâmica

Avaliação com dimensão formativa e formadora, recorrendo a diversidade de instrumentos, envolve os alunos em processos de autorregulação e coavaliação, no sentido de tomarem consciência da sua capacidade de progredir nas aprendizagens e no seu processo formativo.

Oficinas de Trabalho Orientado

Metodologia de trabalho de projeto aplicada à mobilização de conhecimentos e ao desenvolvimento de competências como autonomia, criatividade, resolução de problemas e comunicação. Valorização do trabalho colaborativo em equipa para a concretização de projetos significativos.

Para interagir com o mundo global, a universalidade da linguagem é um desafio. O reforço do domínio das competências linguísticas em língua inglesa é prioritário, porque se trata de uma ferramenta fundamental para o sucesso académico e para uma carreira profissional que responda aos desafios do futuro.

Tecnologia iPad 1:1

Experiências de aprendizagem significativas e diferenciadoras são potenciadas pela utilização do iPad, no regime de um dispositivo por aluno. A literacia digital ao serviço do conhecimento e da aprendizagem.