2.º Ciclo

Escola Protetora

Integração harmoniosa das crianças num ambiente pautado pela bondade e pela solidariedade. Escola protetora que proporciona acolhimento, alegria e segurança, onde as crianças cooperam e partilham com empatia.

Tecnologia Ipad 1:1

Ipad como ferramenta de trabalho diário, sendo um importante meio de comunicação, de trabalho colaborativo e de partilha de conhecimento, facilitando o desenvolvimento das capacidades de autonomia, criatividade e resolução de problemas, potenciando o aluno como criador do seu conhecimento.

Metodologia de trabalho que permite a exploração de conteúdos e aprendizagens essenciais, através de trabalho de projeto em sala de aula, desenvolvido em equipas cooperativas, em que o aluno é protagonista e autor do seu conhecimento.

Dinâmica letiva inovadora

Centrada na construção do conhecimento, tem por finalidade o desenvolvimento de competências que se articulam com as aprendizagens essenciais de cada disciplina, com recurso a metodologias ativas que promovem a valorização do trabalho colaborativo, do trabalho por projetos e da aprendizagem pela descoberta, transferindo para o aluno um papel mais participativo, crítico e responsável.

Oficina de Trabalho Orientado

Concretização de projetos interdisciplinares que promovem o desenvolvimento de competências como a comunicação, a colaboração, a resolução de problemas, a criatividade e a flexibilidade, competências fundamentais para obter sucesso num mundo cada vez mais colaborativo e global.

Para desenvolver a compreensão e expressão, a nível oral e escrito na língua da comunicação global. O objetivo é gerar confiança e estimular o progresso dos alunos, permitindo-lhes adquirir as competências necessárias para a obtenção dos certificados Starters, Movers e Flyers.

Interioridade

Para potenciar o desenvolvimento da dimensão humana de cada um, através de dinâmicas de silêncio, reflexão, contemplação e autoconhecimento.

Avaliação dinâmica

Aposta na diversidade de experiências pedagógicas e de instrumentos de avaliação. Ponto de partida para o crescimento cognitivo e pessoal do aluno, contribuindo para que, nesta fase do seu percurso escolar, cada aluno toma consciência da sua capacidade de evoluir e aprender.