Ensino Secundário

Aluno protagonista do seu percurso formativo

Desenvolver a capacidade de cada aluno compreender os princípios por detrás das ideias e de os aplicar a novos contextos. Investimento na capacidade de compreender e aplicar o conhecimento e passar do “aprender e fazer” para o “compreender e aplicar”.

Dinâmica letiva inovadora

Aprendizagens diferenciadoras e significativas que visam potenciar o sucesso educativo de todos os alunos e a superação com excelência das aferições nacionais. Baseado em metodologias ativas, o trabalho letivo tem uma forte componente prática e de aprendizagens baseadas em desafios.

Oficinas de Trabalho Orientado

Mobilização de conhecimentos e competências para o desenvolvimento de trabalho de projeto em ambiente educativo inovador, centrado nas aprendizagens essenciais de diferentes disciplinas. Desenvolvimento de competências como a autonomia, criatividade, resolução de problemas, pensamento crítico e comunicação.

Projetos de compreensão

Exploração e consolidação de conteúdos e aprendizagens essenciais de cada disciplina, através de trabalho de projeto desenvolvido em sala de aula. Promover a compreensão para que as aprendizagens sejam significativas, sendo o aluno protagonista e autor do seu conhecimento.

Coaching educativo individual

Promover a reflexão de cada aluno sobre o seu percurso de aprendizagem, traçando os seus objetivos de forma sustentada e com vista a potenciar o seu sucesso educativo, perspetivando o seu futuro académico e profissional. Apoio dos coaches proporciona suporte multidimensional aos alunos e suas escolhas.

Inovação e tecnologia

Regime de um iPad por aluno. Esta ferramenta permite transformar o currículo, a avaliação, o papel do professor e a organização dos espaços de aprendizagem, promovendo a diferenciação das experiências de aprendizagem de cada aluno, tornando-as únicas e significativas.

Avaliação dinâmica

Processo de avaliação que resulta de um diversificado conjunto de instrumentos que promovem o desenvolvimento das inteligências múltiplas. Avaliação dinâmica visa não só os resultados académicos de excelência, mas também o desenvolvimento de competências, conhecimentos e atitudes, envolvendo o aluno em processos de autorregulação e coavaliação.
Testes tradicionais com peso máximo limitado. Os projetos de compreensão e OTO integram a avaliação.

Cambridge English

Desenvolver e aprofundar competências em língua inglesa, para interagir com o mundo global, tendo em vista a certificação oficial internacional. Domínio da língua inglesa como ferramenta fundamental para o sucesso académico e para o desempenho das profissões do futuro.

Integração dos valores para a construção de um projeto de vida

Fomentar junto dos alunos a capacidade de pensar a vida de forma a tomar decisões conscientes, responsáveis e livres. Com oportunidades de aprendizagem informal, os alunos são colocados perante desafios que lhes permitem crescer e construir o seu projeto de vida, aprofundando a sua relação com os outros, de forma altruísta, e implicando-se em ações de mudança orientadas para o bem comum.