Educação para a Interioridade

A interioridade da pessoa é uma dimensão antropológica fundamental, que deve ser cuidada e educada. É essencial promover a experiência consciente e saudável da própria realidade e o encontro com a riqueza do nosso mundo interior, compreendendo-o, dando-lhe sentido e a integrando-o no crescimento pessoal e social.

A interioridade é uma dimensão integradora da pessoa, ajudando-a a conhecer-se a si mesma e abrindo-a à beleza e diversidade do mundo e dos outros. O diálogo e a partilha do que se é, sente e pensa ajudam decisivamente a ultrapassar a cultura da superficialidade, onde as opiniões são precipitadas e pouco aprofundadas e os diversos assuntos são abordados sem o tempo e o ambiente necessário para se ir ao fundo da sua verdade.

Com as sessões de Interioridade pretende-se que os alunos tomem consciência da importância do silêncio, concentração, contemplação e meditação, através da experiência do recolhimento, sossego e relaxamento, de forma a alcançar a serenidade interior e o equilíbrio emocional. Procura-se que os alunos reconheçam a importância de parar e retirar-se das rotinas do dia-a-dia, valorizem a abstração dos ruídos exteriores e descubram o tesouro da paz interior, para se ouvirem a si mesmos e se relacionarem harmoniosamente com os outros.

Procura-se que os alunos se encontrem consigo mesmos e com os demais, através da introspeção, do exercício do autoconhecimento, da descoberta da própria identidade, do diálogo com a própria consciência e da reflexão sobre os valores essenciais. Pretende-se que os alunos se encontrem serenamente com o seu próprio ser, tomem consciência das suas qualidades e dos aspetos a melhorar na sua maneira de ser e agir e reflitam na importância da tomada de decisões conscientes, responsáveis e livres.

Deseja-se que os alunos consigam discernir, equacionar e construir um Projeto de Vida com sentido e com valores, a nível pessoal, familiar e profissional, como forma de encontrar a verdadeira felicidade e realização e se sintam motivados para participar ativamente na construção de um mundo melhor. Procura-se que os alunos sejam capazes de imaginar o próprio futuro em sociedade, partilhem opiniões, sentimentos e sonhos existenciais, interpretem a existência à luz de princípios espirituais e éticos, pensem a vida como vocação e com ideais nobres.