Projeto Caminho de Santiago

O Colégio de Lamas proporciona anualmente uma experiência ímpar e inolvidável aos alunos do ensino secundário: o Caminho de Santiago. Durante cinco dias, um grupo de sensivelmente 50 alunos e professores calcorreia os derradeiros 115 Km do Caminho Português ou do Caminho Francês, de mochila às costas e cajado na mão.

Os Caminhos de Santiago são os diversos percursos que, desde o século IX, são trilhados por milhões de caminhantes e peregrinos de todo o mundo que afluem à extremidade da Península Ibérica, onde repousa, na Catedral de Santiago de Compostela, o corpo do apóstolo Santiago Maior. O Caminho tornou-se um itinerário espiritual e cultural de enorme importância, tendo sido declarado Primeiro Itinerário Cultural Europeu em 1987 e Património da Humanidade em 1993.

O Caminho de Santiago torna-se para os alunos a perfeita metáfora da Vida em virtude das inúmeras experiências pessoais e de grupo. Ele remete para a interioridade, fazendo-se exteriormente, já que caminhar é algo físico e espiritual pois implica a totalidade do ser. Pode ser um retiro, uma terapia, um exercício de introspeção que vale por si mesmo, porque o importante é a experiência do caminhar e chegar não é um objetivo em si mesmo. Fazendo-se caminho ao andar, acontece a mudança, a renovação e a transformação, tornando-se possível a ‘máxima’ de Juvenal “mente sã em corpo são.”

Cinco dias de crescimento interior que se torna numa das mais belas, significativas e profundas aventura de toda a vida. Cinco dias de descoberta e encontro consigo mesmo, com o outro e com o divino. Cinco dias de luta contra os obstáculos e combate contra o desânimo. Cinco dias de despojamento total e de acolhimento das coisas simples da vida, da pessoa e da natureza. Cinco dias de desprendimento, reflexão, convívio e partilha.

Depois deste extraordinário estágio existencial, o caminho da vida ganha um novo impulso, pois o Caminho começa quando acaba. Se cada peregrino consegue encontrar forças onde não imaginava ser possível, então nada nem ninguém conseguirá impedir-nos de sermos felizes e conseguirmos realizar os nossos sonhos.

O Caminho de Santiago é a melhor experiência existencial que se pode proporcionar aos nossos alunos em que tudo vale a pena. Do Caminho regressamos sempre, como se dizia dos peregrinos medievais, com “um canto nos lábios e uma estrela na fronte.”