1.º ciclo

Escola Protetora

Crianças plenamente acolhidas, solidárias e atentas aos desafios do mundo que as rodeia. Cooperam com os outros e sabem partilhar. Escola protetora que promove a comunicação e a interação feliz entre as crianças, que aprendem com alegria, num ambiente humano pautado pela bondade e pelo altruísmo.

Aprendizagem Colaborativa

Trabalho de equipa em todas as áreas do conhecimento, favorecendo a aprendizagem e as competências relacionais. Desenvolve-se nas crianças a responsabilidade individual e de grupo e a cooperação positiva.

Projetos de compreensão que incorporam metodologias ativas para exploração e consolidação das aprendizagens essenciais e para desenvolvimento da autonomia. No projeto de compreensão também se desenvolvem as inteligências múltiplas, fomentando-se a criatividade e as aptidões e potencialidades de cada um.

Tecnologia iPad 1:1

iPad em regime de um dispositivo por aluno como ferramenta para o desenvolvimento da aprendizagem. Permite incorporar recursos digitais no trabalho diário da sala de aula ou em casa, facilitando o acesso, a personalização e a consolidação das aprendizagens.

Xadrez

Estratégia para trabalhar as competências matemáticas de uma maneira lúdica e adaptada à realidade dos alunos. O xadrez incorpora a capacidade de reflexão e de compreensão de conceitos abstratos e treina a atenção e a concentração, para aprender a pensar com rigor.

OTO – Oficina de Trabalho Orientado

Metodologia de projeto aplicada ao desenvolvimento e consolidação das aprendizagens essenciais, associando as diferentes disciplinas que integram o currículo. Pretende-se o desenvolvimento da autonomia, pensamento criativo e capacidade de comunicação.

Ferramenta para interagir com o mundo global, desenvolvendo competências de comunicação. Metodologia CLIL para associar a aprendizagem do inglês a uma disciplina do currículo. O Estudo do Meio em inglês e em codocência proporciona aos alunos experiências significativas de aprendizagem.

Voar Mais Longe

Dinâmicas para desenvolver as inteligências múltiplas, numa perspetiva de uma educação mais criativa e personalizada, porque cada aluno é um ser único: Coding, para introdução à programação, desenvolvendo a capacidade de análise e resolução de problemas; HipHop para trabalhar os sons, os ritmos e a expressão corporal; Natação para desenvolver a autoconfiança em meio aquático e multiplicar as habilidades motoras das crianças; Teatro, para promover a interação, a cooperação e a afetividade entre as crianças, bem como a sua expressão individual; EPS para estimular o relacionamento com os outros com empatia e a autorreflexão para conhecimento de si próprio.