Núcleo de Inovação Pedagógica

O NIP, Núcleo de Inovação Pedagógica, é responsável pela coordenação e promoção de dinâmicas de trabalho colaborativo e reflexivo, difundidas por toda a comunidade educativa, no sentido da melhoria constante do Colégio e das condições de aprendizagem e de realização pessoal que oferecemos aos nossos alunos. Funciona como elemento propulsor, numa lógica de rede e de partilha, no sentido da inovação pedagógica, promovendo uma forte dinâmica de interação entre todos os atores.

Os projetos e iniciativas com a chancela NIP, pela sua natureza inovadora e inclusiva, são exemplos reveladores e modelares de uma matriz pedagógica e educativa cada vez mais centrada no aluno. No âmbito da inovação curricular, são valorizadas realidades como a criação da Oficina de Trabalho Orientado (OTO), a utilização de apps em sala de aula, o investimento na literacia digital e a criação de ambientes educativos inovadores. Em relação à participação dos alunos, o projeto “Eu faço parte”, visa promover a definição de espaços e de tempos que possibilitem a intervenção livre e consciente dos alunos na comunidade escolar. Já no que diz respeito especificamente à profissionalidade docente, a progressiva adaptação dos professores a novos contextos pedagógicos tem passado por iniciativas como as oficinas de formação e o reforço do trabalho colaborativo.O NIP trabalha de forma aberta e participativa para dar resposta aos novos desafios da educação, tendo a função de desenvolver ações de melhoria de procedimentos, num clima de compromisso e envolvimento com as diversas equipas educativas, constituindo um instrumento inovador de promoção da qualidade do ensino e das aprendizagens no Colégio.