Oficina de Trabalho Orientado

A Oficina de Trabalho Orientado – OTO é um espaço para trabalho colaborativo com uma dinâmica inovadora, ancorada nas práticas de PBL – Projet Based Learning, que envolve todos os alunos de todos os ciclos e anos de escolaridade.

Em OTO, os alunos têm a oportunidade de serem verdadeiramente os construtores do seu conhecimento, porque toda aprendizagem e mobilização de conhecimentos está centrada no aluno, que aprende fazendo, pesquisando, descobrindo, experimentando por ele próprio. Nesta dinâmica, o professor é um facilitador.

O espaço de OTO é transversal no que respeita às disciplinas que o integram e às aprendizagens essenciais mobilizadas. Quanto às competências desenvolvidas pelos alunos, vão desde a criatividade, pensamento crítico, autonomia, comunicação até à adaptabilidade e literacia digital, essenciais para se alcançar sucesso num mundo cada vez mais imprevisível e global.

OTO pode funcionar com agrupamentos de alunos inter-turmas e com professores em regime de codocência, numa filosofia de metodologias ativas e flexíveis. Os recursos digitais integram-se plenamente no desenvolvimento dos projetos de OTO, ganhando o iPad e respetivas apps nativas uma especial relevância, pela forma com potenciam aprendizagens mais autónomas e criativas.